Rateio.blog

O blog do Rateio traz notícias sobre concursos, artigos e dicas de concursos.

8 livros que todo concurseiro deve ler

8 livros que todo concurseiro deve ler

Confira abaixo, 8 livros que concurseiros tem que ler. São muitos os conteúdos encontrados em uma prova de concurso. O básico, português, matemática, são matérias encontradas em todos os testes. A diferença aparece quando você precisa se preparar para um cargo específico. Que é o objetivo de grande parte das pessoas que fazem um concurso.

Estudar e não perder o foco é algo que quem está querendo passar em um concurso precisa estar preparado para fazer. Porém, a quantidade de leitura de livros didáticos que os concurseiros precisam ler acaba deixando você sem uma motivação extra, pois a prova do concurso é uma experiência que pode mudar a sua vida, então é importante estar motivado.

Para ajudar nisso, vamos conhecer algumas obras literárias que podem nem se encaixar com o seu plano de estudo, mas são importantes para você manter a mente aberta para o desafio que está por vir.

Técnicas de Redação para Concursos

Bem como, a ideia de estudar para um concurso vai além de ficar atento as matérias que estão previstas no edital do concurso. Pensar assim deixa você muito mecanizado, sem o poder de improviso, você precisa ser flexível. Saber que às vezes, vai encontrar questões que exigem uma reflexão mais profunda.

Por isso, você precisa ler esse livro, que ajuda você a pensar sobre as questões subjetivas e redações que possam ser propostas a você. O livro foi escrito por Lilian Furtado e Vinícius Pereira, e ele mostra uma compreensão ampla de como desenvolver um texto dissertativo da introdução até a conclusão e dicas para evitar os erros mais comuns.

Noções de Informática para concurso – 8 livros

Assim como, nós sempre precisamos estudar um pouco sobre informática. Alguns editais exigem essa disciplina, então nunca é demais relembrar alguns conceitos. Esse exemplar é um resumo bem elaborado desse tema, e tem um foco voltado para questões de concursos públicos.

O Autor do Livro é João Antônio Carvalho, que traz um livro muito interessante para exercitar o que você precisa saber na hora da prova. O livro possui muitas imagens e ilustrações que facilitam o entendimento do seu conteúdo.

Raciocínio Lógico

Ainda assim, esse tema é muito importante para os concurseiros. Quem nunca caiu em uma pegadinha em uma prova e acabou errando uma questão de besteira? Nessa hora você começa a se perguntar se o raciocínio lógico existe ou é apenas conversa fiada.

Essa obra de Nonato de Andrade, você percebe que lógica é simplesmente lógica. O livro mostra que, para processar a lógica, você não precisa ter nascido com os genes de nenhum Albert Einstein, qualquer um é capaz de chegar a um resultado em uma situação dessas.

Com o livro, você vai desenvolver habilidades de induzir, deduzir e antecipar ações e reações. O livro conta com exercícios resolvidos, com gabarito para você conferir e ver se está no caminho corretos. É uma boa maneira de treinar as suas habilidades.

Português na Prática – 8 livros

Ainda mais, a nossa língua sempre merece o máximo de atenção. Nosso idioma é considerado um dos mais complexos do mundo, e podemos dizer que a maioria das eliminações em concursos são causadas por erros de português, seja em questões de múltipla escolha ou em provas dissertativas.

O livro de Sandra Helena Terciotti expõe de uma forma muito simples, objetiva e prática as principais maneirar de utilizar as técnicas da nossa linguagem corretamente. Com essa leitura, você vai melhorar a sua capacidade de produzir textos e também no que diz respeito a sua habilidade de comunicação oral.

Método de Aprovação 2.0

Além disso, para quem vai fazer um concurso relacionado a justiça, é uma obra que não pode sair do lado da sua cabeceira. O livro foi escrito pelo ex-Defensor Público Gerson Aragão ensina as estratégias que ele utilizou para ser aprovado em concursos de defensor público em dois estados, Analista do MP, Técnico, OAB, entre outros.

O livro mostra algumas técnicas como o Edital Sintetizado que foram testadas por alguns concurseiros e aprovadas

Nunca Desista dos Seus Sonhos – 8 livros

O próprio título já indica que tipo de perseverança você precisa ter para conseguir a tão sonhada nomeação em um cargo público. Esse é um dos maiores questionamentos de quem faz uma prova de concurso. Desistir após uma derrota? Nunca, sempre vão existir outras batalhas.

Então, esse livro foi escrito por um dos maiores escritores de autoajuda do Brasil, Augusto Cury. Ele faz uma análise da trajetória de diversas personalidades históricas que sonharam com possibilidades. E conseguiram vencer na vida em meio a dificuldades. É um livro que serve para o concurseiro se motivar ainda mais para atingir seu objetivo.

A Arte da Guerra

Sabemos que cada prova de concurso é uma verdadeira guerra, uma luta onde poucos vão sair vitoriosos. Por isso, saber as estratégias para chegar “vivo” no fim dessa batalha é essencial. Esse livro foi escrito durante o século IV a. C, é o livro que representa bem as pessoas que precisam superar desafios.

Sobretudo, o estrategista de guerra Sun Tzu, forjava a figura de um general que tinha como suas principais estratégias manter o segredo, a dissimulação e causar surpresa. A história indica que este livro tenha sido usado por vários militares.

Mesmo sendo uma obra antiga, é difícil achar um livro tão completo sobre o assunto proposto. Para você concurseiro que lê, fica a dica sobre estratégias para seus concursos e para a sua vida pessoal.

Como Passar em Provas e Concursos

Por fim, esse deve ser o livro mais didático dessa lista, pois ele oferece exatamente o que seu título indica. É um guia muito completo para quem vai prestar a prova e precisa de dicas práticas. São dicas para aprender o conteúdo, realizar a prova e até de como se preparar psicologicamente para o resultado.

De fato, William Douglas, autor do livro, buscou escrever uma história que ficasse fácil de ler. Com histórias de quem já passou pelo processo e conseguiu a tão sonhada aprovação. Além de casos de quem não conseguiu passar mas continuou no caminho sem desistir.

Lembre-se que o sucesso está em você. Trabalhar duro para alcançar esse objetivo é um passo importante, mas de nada vai adiantar se a força, o algo mais, não sair de dentro de você.