Tempo de leitura: 6 minutos
Nada como uma boa noite de sono para acordar revigorado! Uma frase repetida há milênios, que diz bem a realidade. Dormir bem é uma das melhores atividades para o cérebro. Durante o estado de inércia que você fica enquanto dorme suas energias são recarregadas, e isso é fato. Comprovado cientificamente.
É nesse momento, durante o sono, que os neurônios aumentam as descargas fazendo com que o cérebro trabalhe com mais intensidade, gerando maior poder de armazenamento das informações obtidas durante o dia, ou seja, enquanto você descansa o corpo e a mente, seu cérebro continua trabalhando, guardando o que você aprendeu e vivenciou durante o dia.
Além de revigorar suas energias, dormir bem evita o estresse e o cansaço, diminuindo a produção de cortisona e adrenalina, pois a sua sensibilidade e a sua vivacidade são interrompidos.
Observe alguns fatores determinantes para dormir bem:
- Banho quente antes de dormir ajuda a relaxar o corpo;
- Colchão não é tudo igual, escolha um que seja ideal para você, que seja confortável para você, não para os outros;
- Procure ter iluminação aconchegante no quarto, propicia para o descanso, e nada direto no rosto;
- Evite dormir com a TV ligada, você pode interromper o sono, prejudicando seu descanso;
- Músicas calmas, relaxantes e em volume baixo são propensas para dormir bem;
- Criar uma rotina para dormir, procurando seguir os mesmos horários diariamente, ajuda a treinar o cérebro;
- Praticar exercícios físicos regularmente também auxilia em uma boa noite de sono, mas evite treinar em um horário próximo de dormir, pois com a adrenalina alta, você pode ter dificuldade para pegar no sono;
- Um ambiente organizado e limpo evita desconforto e distrações;
- Bebidas e produtos estimulantes, como o cigarro, o refrigerante, bebidas energéticas, o cafezinho, bebidas alcoólicas, devem ser evitados à noite;
- Procure fazer sua refeição noturna pelo menos três horas antes de dormir, e de preferência com alimentos de fácil digestão;
- Se quiser comer alguma coisa antes de dormir que seja um alimento leve, tipo uma fruta;
- Evite a ingestão de grande quantidade de líquido antes de dormir, para não ter o sono interrompido no meio da noite;
- Em hipótese alguma leve para a cama material de trabalho ou estudo. Se você tem o hábito de ler antes de dormir, leia um periódico ou um livro.
Mas, devo deixar de estudar para dormir?
Exatamente. Dormir bem é primordial para o sucesso do estudo. É quando o cérebro organiza seus conhecimentos para que você possa usar depois. Não deixe de dormir em função de estudar, você estará fazendo um desserviço com você mesmo.
É contraindicado utilizar equipamentos eletrônicos antes de dormir?
Tudo em exagero é ruim. O problema de se utilizar de celulares, notebooks ou tabletes, é o vício e tempo dedicado a isso. As redes sociais, por exemplo, são extremamente viciosas. E, dependendo do que está fazendo, a descarga de adrenalina é grande, o que com certeza atrapalhará sua noite de sono.
Você precisa saber dosar o uso desses equipamentos, e utilizá-los em seu benefício, como um escape para aliviar a tensão, não como uma obrigação.
O que mais pode prejudicar o sono?
Como eu já disse antes, e não custa repetir, tudo em excesso atrapalha dormir bem. Você acorda com aquela sensação de cansaço, de desconforto e vai parecer que o dia não está andando. Até quando você dorme demais, parece que acorda mais cansado. Isso é devido ao metabolismo estar em desordem, desajustado, prejudicando alguns hormônios.
A ordem enquanto você estuda para ser aprovado em um concurso público é nada de exageros. Deixa a festa para depois.
Veja abaixo os benefícios que dormir bem pode proporcionar:
- Fortalecimento da memória
Comprovadamente dormir bem, e sonhar, fortalece os conhecimentos estudados durante o dia. O sonho auxilia a mente na fixação da memória.
Durante o sono as conexões neurais recebem várias proteínas que auxiliam na guarda e fixação das informações, aperfeiçoando as habilidades de aprendizado e capacidade de memorização.
Quando você não dorme bem, você tende a ficar mais disperso durante o dia seguinte. A concentração e o foco ficam comprometidos, bem como eventual tomada de decisão, deixando-o mais vulnerável a erros.
- Dormir bem ajuda a prevenir doenças
Quando você tem uma boa note de sono, paralelamente você está fortalecendo seu sistema imunológico. A qualidade do sono interfere diretamente na qualidade de vida de cada indivíduo. A propensão de se irritar, a sonolência e o cansaço, podem ser evitados quando se dorme adequadamente.
Problemas com pressão alta, ansiedade, agonia, aflição, desconfortos físicos, perda de memória e depressão, são outras doenças que atingem com menor frequência quem dorme bem.
- Ajuda a manter a forma
Geralmente, as pessoas que não dormem (sofrem de insônia), produzem mais hormônio relacionado com a fome, e compensam isso durante o dia, com alimentação desregrada. Dessa forma, resulta em ganho de peso, por consequência, a obesidade. Sem contar que enquanto nós dormimos o corpo ainda queima algumas calorias.
E como é sabido, com a obesidade, você pode desenvolver outras doenças, como a diabetes.
- Preserva seu coração mais saudável
Seu coração também precisa de descanso. Sobrecarregá-lo pode causar taquicardias e ataques cardíacos.
Interrupções regulares de sono pode ser indício de Acidente Vascular Cerebral. É bom não abusar.
- Reduz a chance de vícios
Noites mal dormidas podem levar ao consumo de substâncias que causam vício, como o cigarro e bebidas alcoólicas. Também diminuem o interesse pela prática de atividades físicas e o controle da dieta.
- Aumenta o desempenho
O GH, conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o sono. Ele é o responsável por fortalecer os músculos, melhorando o desempenho físico (coordenação, velocidade, reflexo e recuperação) e sexual, mas esse, por conta dos níveis altos de testosterona que dormir bem causa.
Para você que almeja conquistar uma vaga em um concurso público, dormir bem é essencial para a melhora do seu desempenho. Não exagere nos estudos ou nas atividades. Deixe seu corpo descansar o tempo apropriado, só assim poderá colher os frutos de uma boa noite de sono.