As principais vantagens de ocupar um cargo público

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando você pensa em funcionalismo público, em ocupar um cargo público, logo vem à cabeça as principais vantagens de ser um funcionário público.

Isso é extremamente normal e recorrente em qualquer pessoa. E também é fato: ser um funcionário público pode lhe proporcionar vários privilégios.

Por isso é correto afirmar, sem dúvida alguma, que as vagas oferecidas através de concursos públicos são as mais concorridas e disputadas quando se fala em emprego.

Para alguns, trata-se de uma busca incessante, às vezes até mesmo insana, para se conquistar o emprego considerado ideal, que chega a irritar quem não conhece os benefícios e as vantagens de ocupar um cargo público. Acreditem, mesmo nos dias de hoje tem gente que não sabe.

Ocupar um cargo público pode ser considerado sinônimo de estabilidade de emprego, altos rendimentos e benefícios atraentes, ou seja, vantagens.

E isso é o que um cargo público pode proporcionar. Exatamente por esse motivo que os concursos públicos são alvo de grande desejo e obstinação.

Mas não pára por aí, ainda possui outras vantagens a se considerar: dependendo do cargo (a maioria, na verdade) não requer comprovação de experiência, não faz diferença a sua crença, idade, cor da pele ou sexo.

Tampouco dá preferência a indicações de terceiros. É um processo democrático e gozará dos benefícios o mais bem preparado. É a típica vaga de emprego conquistada por mérito próprio.

Esmiuçando as principais vantagens de ser um funcionário público

  1. Estabilidade de emprego

Em meio à crise que continua assolando o país, que continua com desempregado na cada dos 12/13 milhões, a estabilidade de emprego é um dos fatores mais chamativos para se prestar um concurso público.

O risco de uma demissão e consequência perda do emprego só existe se você cometer algo ilícito. Do contrário, o funcionário público goza de estabilidade no emprego.

Passando pelo estágio probatório de que tem condições de desempenhar aquela função, você só sai dali se for para outro cargo dentro da mesma instituição (promoção, talvez) ou se você quiser. O estágio probatório geralmente tem duração de três anos, dependendo do cargo ocupado.

E tem mais, para perder o emprego você depende de acusação, de um julgamento e de ser sentenciado como culpado, em sindicância ou processo administrativo, que varia de acordo com o cargo ocupado.

Há ainda algumas regras diferentes que variam entre as instituições e cargos. Consulte sobre isso nos editais e na descrição das vagas. Mas no geral, todos seguem a mesma linha de raciocínio.

  • Altos salários

Outro ponto relevante para querer ser um funcionário público: a remuneração.

Normalmente os rendimentos do funcionário público são superiores aos da iniciativa privada, isso se comparar o mesmo nível de escolaridade.

O salário quando se é contratado por uma empresa privada vai depender muito da posição de destaque que essa empresa possui no mercado, além é claro, da sua situação econômica. Ah, e também do nível de experiência que esse profissional possui, algo que não é cobrado na maioria das vagas disponíveis em concursos públicos.

  • Benefícios

Além dos altos rendimentos por ser um funcionário público, dependendo do cargo e função, você ainda fará jus a benefícios bem atraentes que tornam a sua remuneração, entre eles:

  • Gratificação natalina;
  • Adicional por tempo de serviço;
  • Retribuição pelo exercício da função em cargos de chefia, direção e de assessoria;
  • Adicional noturno;
  • Hora extras;
  • Adicional de férias;
  • Adicional por prestar serviço extraordinário;
  • Adicional por exercer atividades, perigosas, penosas ou insalubres;
  • Vale transporte;
  • Ticket alimentação;
  • Auxílio creche;
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Licença maternidade com período superior ao convencional;
  • Plano de carreira com promoção garantida;
  • Horários diferenciados.
  • Licenças

Quando se ocupa um cargo público você direito a uma Licença Prêmio, que é concedida ao funcionário público assíduo, que a cada cinco anos de serviços prestados sem faltas injustificáveis. Nesse caso, o servidor terá direito de gozar de ‘férias extras’ por um período de três meses.

E no caso de incorrer em faltas não justificáveis, você não perde o benefício, apenas terá seu benefício postergado na proporção de um mês para cada dia de falta.

Outro tipo de licença concedida ao funcionário público é a Licença para Capacitação. É um tipo de licença especial que atende aqueles servidores que buscam aprimorar seus conhecimentos, seja para fazer uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou mesmo para uma nova graduação ou cursos profissionalizantes.

Há ainda outro tipo de licença especial para tratar de assuntos particulares. Nesse caso, o servidor poderá solicitar seu afastamento por até três anos sem perder o cargo, contudo, não fará jus ao recebimento de salários pelo período afastado. Detalhe: pode retornar o posto quando entender conveniente.

  • Vagas especiais, para quem realmente é especial

Outra vantagem em ser um funcionário público é o tratamento igual para todos, sem privilégios para esse ou aquele. No momento da prova, todos estarão em igualdade de condições, ou seja, a concorrência é leal.

Existem vagas reservadas para os portadores de necessidades especiais. Dependendo do cargo, uma porcentagem das vagas é reservada para as pessoas com restrição física ou mental, coisa rara de acontecer na empresas privadas.

  • Contratação independente da experiência

Sem necessidade de experiência anterior, essa é outra vantagem do concurso público. O que é cobrado é a formação específica nas áreas, principalmente quando for cargo que exige nível superior.

Enquanto isso, em uma empresa privada, dificilmente terá um cargo com alto rendimento se não tiver experiência comprovada na função, o que exige muitos anos de bagagem.

  • Flexibilidade

Dependendo da vaga, sua jornada de trabalho é menor, permitindo-lhe mais liberdade para tratar de assuntos particulares. Também há ocupações que permitem trabalhar em horários mais convenientes.

  • Aposentadoria

Sendo um funcionário público você consegue planejar melhor e com mais tranquilidade a sua aposentadoria. Apesar das mudanças recentes para tentar salvar o rombo da Previdência, ainda há benefícios na aposentadoria para o funcionalismo público. Alguns ainda compatibilizados com o salário integral.

Outro fator importante é que independente se já estiver aposentado ou não, gozando de plenas faculdades mentais e capacidade física, você pode prestar outro concurso público e assumir o cargo, porque nem toda vaga faz restrição quanto à idade do candidato.

  • Facilidade na aprovação de financiamentos e empréstimos

Funcionários públicos possuem maior facilidade para aprovar um empréstimo pessoal ou financiamento, seja em bancos ou empresas de crédito.

Essa facilidade se dá por conta da estabilidade que o funcionário público ostenta e por ter o desconto feito diretamente na folha salarial, o que diminui o risco de inadimplência.

Com isso, até as taxas de juros são menores do que as praticadas com as outras pessoas. Pode ajudar no sonho da casa própria, na compra de um carro novo, em uma viagem, no casamento, etc.

Resumindo, muito se engana quem pensa que a estabilidade é a única vantagem de ser um funcionário público. Como você pôde ver, são várias vantagens para prestar um concurso público.

Para ter chance de aproveitar dos benefícios e vantagens de ocupar um cargo público, comece a estudar agora mesmo e garanta um futuro melhor, para você e para sua família.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.