Comer durante a prova aumenta a concentração?

Tempo de leitura: 6 minutos

O momento da prova é muito importante. É nesse dia que você terá o resultado de todos os dias de estudo e dedicação que antecederam a data. Todos os esforços serão testados nesse instante, e, justamente por esse motivo, essa situação pode fazer com que as pessoas se sintam muito ansiosas no momento da realização dos testes.

Uma prova pode ser a oportunidade que você tanto esperou para alcançar algo que muito desejou. E mesmo que muitas vezes as pessoas tratem esse episódio como um momento único na vida, não há razão para se estressar tanto. Fazer uma prova com excessiva ansiedade pode comprometer a sua capacidade de compreensão das questões e articulação de respostas.

Existem diferentes maneiras de se prevenir, manter-se calmo e, sobretudo, conseguir desempenhar um melhor papel no momento de realizar a prova. A alimentação, por exemplo, é algo fundamental para uma boa preparação. Alguns alimentos conseguem favorecer a ação cognitiva, aumentando, inclusive, a concentração.

Comer durante a prova

Uma coisa que muitas pessoas não se atêm, porém, é extremamente importante, é a alimentação no momento da realização da prova. Não se atentar a esse fator faz com que muitos candidatos, no momento de prestar um teste, arrumem alimentos de última hora e façam escolhas equivocadas.

As provas têm longa duração, portanto é importante que esteja devidamente preparado com a comida adequada. Você terá que comer durante a prova, até mesmo porque uma dieta saudável e indicada por nutricionistas recomenda que as pessoas comam alguma coisa de três em três horas.

Boas opções de alimentos para a hora da prova são as barrinhas de cereal e as frutas. Elas conseguem oferecer uma digestão mais lenta, além de auxiliar o corpo a manter os seus níveis de energia altos por maior período, o que tem como consequência o aumento da concentração.

Optar pelos sanduiches naturais também traz benefícios no momento de fazer a prova. Os alimentos presentes no lanche aumentam a energia do candidato. O pão integral, a alface, o tomate, azeite, orégano e limão, frango desfiado, são alguns dos alimentos que podem ser usados para a preparação de um sanduiche adequado.

Os sanduíches costumam oferecer benefícios ainda maiores do que as das barrinhas de cereal. No entanto, é importante não colocar maionese no lanche, o molho de estragar com facilidade devido ao tempo de demora para ingeri-lo e o calor do local em que o sanduiche ficará guardado.

Outro alimento que consegue aumentar a concentração de uma pessoa no momento de prestar uma prova é o chocolate, ele tem serotonina, que consegue oferecer maior equilíbrio ao cérebro. E nunca devemos esquecer-nos de levar uma garrafa de água.

É importante se manter hidratado. Geralmente, os lugares onde as provas são aplicadas são equipados com bebedouros nos corredores. Portanto, se acabar, encha sua garrafinha novamente, esteja sempre com o recipiente cheio.

A água é melhor opção do que bebidas doces. O líquido adoçado pode fazer com que a sensação de fome seja potencializada no momento da realização da prova, o que pode causar incômodo e comprometer o resultado do teste.

Alimentação antes da prova

Para conseguir um melhor desempenho no momento de realização da prova, é preciso se preparar bem. E isso não começa a dois ou três dias antes do esperado teste, deve começar com antecedência, se possível meses antes, pois a sua dieta influencia diretamente no funcionamento de sua mente e capacidade cognitiva.

Os especialistas costumam usar duas recomendações mais comuns para alguém que está em período de preparação: não faça mudanças drásticas relacionadas aos seus hábitos alimentares e tente não comer alimentos muito pesados. Alimentos como as frituras são muito gordurosos, e a difícil digestão pode te prejudicar durante a realização da prova.

Também existem coisas que merecem atenção em curto prazo.  Mesmo que você não tenha o hábito de se alimentar no café da manhã todos os dias, no dia da prova, se a sua realização for ao horário da manhã, não vá para o teste com o estômago vazio. É importante ir devidamente alimentado.

Se o horário da prova for de tarde, almoce antes de ir. Mas, nesse caso, o almoço costuma ser uma refeição em que as pessoas se alimentam de coisas mais pesadas. Portanto, o almoço merece maior atenção e um pouco mais de cuidado. Voltamos a repetir que os alimentos muito gordurosos e as frituras são inimigos nos dias de prova.

Se você se preocupa com a digestão feita pelo corpo, uma opção interessante se alimentar duas horas antes de realizar o teste. Isso evitará que você sinta sono durante o tão esperado momento. Se tiver tempo, tirar um cochilo depois do almoço também é recomendado. É uma forma de organizar as coisas na mente e te deixar mais relaxado para a realização.

Evitando problemas no momento da prova

As pessoas que tem pressão baixa costumam enfrentar problemas para realizar provas em ambientes muito quentes. Nesse aspecto, a água faz papel fundamental. Portanto, se já era importante estar devidamente equipado com a sua garrafinha, para os com pressão baixa, é algo fundamental.

Pois, se manter hidratado é algo essencial para que as pessoas tenham uma boa pressão e evitem as quedas, se prevenindo de sentirem mal e dos desmaios. A própria alimentação também tem papel importante para as pessoas com pressão baixa. Algumas guloseimas que contém sal podem ajudar muito esse candidato.

Outras pessoas encontram problemas ligados à ansiedade e nervosismo no momento da realização do teste. É muito comum que alguns candidatos mal cheguem ao local da prova e já corram para o banheiro, a dor de barriga é algo comum nesse tipo de situação. Mas existem formas de se prevenir do problema.

As pessoas conhecem o seu próprio corpo, dessa forma, quando o dia do teste estiver chegando, elas devem evitar se alimentar de coisas que sabem que pioram o quadro. Deixe alimentos, como: leite, mamão e iogurtes de lado. E opte por alimentos, como: a banana maçã, a maçã, a batata, entre outros alimentos recomendados.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.