Como escolher o local mais indicado para estudar

Tempo de leitura: 6 minutos

É preciso levar em conta que cada um tem uma particularidade na hora de se dedicar aos estudos para escolher o local mais indicado para estudar. Alguns gostam de tranquilidade, outros gostam da noite, alguns da manhã. Há aqueles que preferem estudar em grupo e aqueles que rendem mais sozinhos. 

Mas uma coisa é certa, se você não estiver em um local apropriado para estudar, o grau de absorção de aprendizado pode ser comprometido. A escolha correta do local para estudar é primordial para o sucesso.  

Para muitos, se pudessem se isolar do mundo e viverem enclausurados, cercado somente com o que necessita para sobreviver por um tempo, seria o cenário ideal. Eu não recomendo e discordo um pouco dessa teoria.  

Além de ser impossível, acho pouco saudável. Para o seu bem-estar, físico e mental, a alternância entre os mundos é necessária para manter sua sanidade. Respeitando a proporção, da mesma maneira que você precisa de espaço e paz para estudar, você não pode abdicar do mundo externo. 

Mas, voltando ao local ideal para estudar, temos que levar em consideração vários fatores. Os principais pontos a observar na escolha do lugar mais indicado para estudar são: 

  • Que seja extremamente confortável; 
  • Um lugar sem poluição visual, limpo, que não lhe cause distração; 
  • Com uma iluminação adequada para estudo; 
  • Um lugar tranquilo, que não haja algazarra por perto; 
  • Um lugar onde seja possível manter a concentração o tempo todo; 
  • Que disponha de tudo o que precisa; 
  • Um lugar que lhe propicie fácil acesso a informações. 

O local mais indicado para estudar deve conseguir reunir todos esses itens para ser considerado o local ideal para os estudos. Vou explicar ponto a ponto as razões para procurar um lugar assim para estudar: 

 

Um lugar confortável 

A confortabilidade é o primeiro ponto que se deve respeitar. A falta de conforto desgasta a mente e o corpo, fazendo com que o aprendizado seja prejudicado. 

E não me venham falar que a cama é confortável para estudar. Cama é boa para dormir. Estudar na cama dá sono. O que você pode aproveitar na cama é para fazer uma leitura complementar, algo que possa ter a linha de raciocínio interrompida. 

Não tem problema escolher o quarto para estudar, mas opte por mesa e cadeira, e que sejam próprias para estudar. Nada de “jeitinho brasileiro”, pois você tem um concurso para passar. 

 

Um lugar limpo, visual e higienicamente 

Alguém aí discorda que um lugar limpo é mais agradável? Pois é. Ficar em um lugar sujo e visualmente poluído causa irritação e dispersão, nada recomendado para quem quer estudar para concurso. Entre seus pensamentos certamente estarão o de levantar para limpar e arrumar; ou o de sair desse lugar bagunçado. 

Paredes com pôsteres, pinturas ou riscadas chamam a atenção para si, tirando-lhe do foco principal. 

 

A iluminação correta 

Outro ponto muito importante para o local de estudos é a luminosidade. A claridade para quem estuda deve ser observada atentamente. Se não for a adequada, e você tiver que forçar as vistas para estudar, fatalmente será prejudicado. Pois isso lhe causará um aumento no cansaço mental, que impossibilitará rendimento e absorção do conteúdo completamente. 

Fique atento também com o sombreamento dos móveis, para que não cubra sua mesa, e não esqueça que as luzes brancas são as mais indicadas. 

 

Silêncio, sala de estudos 

A tranquilidade e serenidade do ambiente lhe permitem prestar mais atenção no conteúdo que está sendo estudado. Afinal, é o que se pede em uma sala de aula, não? Balbúrdias perturbam o seu emocional, o que dificulta a absorção do conhecimento e dificulta a compreensão e a aprendizagem. Procure um lugar calmo e aproveite ao máximo seus estudos. 

 

Concentre-se para o seu bem 

Embora a concentração seja aplicada ao indivíduo, vários ambientes podem auxiliar nesse quesito. Dê preferência para lugares que não chamem muito a atenção e lhe distraia enquanto estuda. Evite mudar de lugar frequentemente ou ir a um local que mude constantemente a decoração. 

Lembre-se sempre, o foco é fundamental para vencer na vida, em todas as suas etapas, e não poderia ser diferente em relação aos estudos. 

 

Tenha próximo de você tudo o que precisa 

Deixe o local preparado antes de começar a estudar. Garrafas de água, suco, alguma coisa para comer (frutas, barras de cereal, lanche natural, biscoitos, etc.). Você estando bem abastecido, preparado para eventual fome ou sede, evita que se afaste dos livros. 

Um banheiro próximo ao seu “QG” de estudo também ajuda a diminuir o tempo perdido. 

 

Informação ao alcance das mãos 

Aqui podemos encontrar alguma contradição. Computadores, tabletes e celulares são as maiores causas de distração da humanidade, mas se souber utilizá-los a seu favor, são muito benéficos. O que você deve fazer é se desconectar, principalmente de redes sociais, e utilizar os equipamentos eletrônicos somente como fonte de pesquisa. 

Com o cronograma de estudos preestabelecido, separe apostilas, livros, materiais diversos, tudo para evitar ficar procurando informação posteriormente. 

Dica: caso os equipamentos eletrônicos sejam uma distração, e você fique tentado para acessar o que não deve durante os estudos, imprima o conteúdo antes. É até melhor para fazer anotações. 

 

Não à toa, as bibliotecas, públicas ou universitárias, são os lugares mais recomendados e utilizados por concurseiros. Nesses ambientes você pode encontrar praticamente tudo o que acabei de listar acima. Mesas e cadeiras propícias, uma boa iluminação, um ambiente limpo e despoluído, tranquilidade e material abundante para estudo e pesquisa.  

Outra vantagem é que todos os presentes na sala têm o mesmo propósito, que é estudar. Barulhos geralmente são proibidos e coibidos. Talvez uma desvantagem seja em relação à limitação de horário. Nada que um cronograma bem planejado não possa resolver. Se absorver bem o conteúdo, você pode usar sua casa apenas para revisão e fixação da matéria. 

Há ainda opções como: 

  • Salas de aulas vazias – um local com acomodação e iluminação adequada, onde é possível se concentrar mais facilmente 
  • Cafeterias – indicado para pessoas que não gostam de se sentir isoladas, mas são focadas, que não se distraem com facilidade, sem contar no cafezinho, uma fonte de energia. 
  • Livrarias – algumas até permitem consulta e leitura do que está exposto, o que é uma boa fonte de pesquisa. 
  • Praças e parques – também mais indicado para quem consegue manter o foco. Às vezes cenários diferentes são incentivadores, podendo melhorar o teor de absorção. 

 

Enfim, sozinho ou em grupo, procure um lugar onde se sinta bem e que torne o seu estudo proveitoso. Tenho certeza que seguindo essas dicas você encontrará o local mais indicado para estudar e seu rendimento aumentará. 

 

Grande abraço, e até a próxima!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.