Daniel Amorim de Assumpção Neves

Tempo de leitura: 6 minutos

Daniel Amorim de Assumpção Neves é muito conhecido no mundo dos concursos públicos, em especial naqueles voltados para a área jurídica.  

Ele tem diversos livros publicados relacionados ao Direito que são utilizados não só por concurseiros do Brasil afora, mas também por profissionais que buscam atualização constante e informações pertinentes e relevantes no âmbito jurídico. 

 

Formação acadêmica 

Mais conhecido como Professor Daniel Neves, Daniel Amorim de Assumpção Neves se formou em Direito na USP – Universidade de São Paulo – em 1998. 

Três anos depois, em 2001, ainda na USP, Daniel Neves conseguiu concluir o seu mestrado. Na ocasião, apresentou em sua monografia: “Preclusões para o Juiz – Preclusões pro iudicato e preclusão judicial”. 

Daniel Amorim de Assumpção Neves, em 2004, obteve o seu diploma de Doutor, defendendo na mesma faculdade a tese sobre “Ações probatórias autônomas”. 

 

O início como professor 

Daniel Neves se iniciou na docência como professor de cursos preparatórios direcionados para concurso público e também para exames da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Começou exatamente na EXORD. 

Paralelo a isso, começou a ministrar aulas de Processo Civil na UNIP – Universidade Paulista. A princípio, lecionava somente no campus da Paz, depois passou a lecionar também no campus Vergueiro, ambas na capital paulista. 

Durante dois anos o professor Daniel Neves ministrou aulas na Faculdade São Marcos, também de Processo Civil. Já pela Faculdade Mackenzie, foram seis anos de docência. 

Hoje, por falta de tempo, e um pouco até pela desilusão com a graduação, não exerce mais a função de professor universitário. 

Mas foi na faculdade, mais precisamente na UNIP, que recebeu, segundo ele mesmo, a maior honraria que um professor poderia receber, foi escolhido para ser paraninfo da turma em duas ocasiões. 

Voltando para os cursos preparatórios para concursos públicos para carreiras jurídicas, depois da EXORD, o professor Daniel Neves foi para o ROBORTELLA. 

Ainda teve participação no início do curso da LFG, que ainda se chama Instituto de Ensino Luiz Flávio (IELF) na época. Depois, passou três bons anos no curso FMB – Flávio Monteiro de Barros. 

Em Belo Horizonte / MG, já na PRAETORIUM, teve passagem um tanto curiosa, se assim pode-se dizer. Teve um desligamento em 2009, sem motivo conhecido, mas retornou em 2010 atendendo aos pedidos de dois grandes amigos. 

Hoje em dia você pode encontrar o professor Daniel Amorim de Assumpção Neves ministrando aulas: 

  • No curso da LFG, com aulas transmitidas de São Paulo; 
  • No curso Fórum, que são transmitidas da capital fluminense; 
  • No curso Supremo em BH, capital mineira; e 
  • No curso Praetorim, com aulas transmitidas da capital paulista. 

Segundo ele próprio, apesar dos inúmeros compromissos e viagens constantes, é extremamente prazeroso ministrar aulas para esses cursos preparatórios para concursos públicos e exame da OAB, principalmente por lidar com pessoas sérias e comprometidas, tanto os coordenadores, quanto os alunos, que compartilham dos mesmos ideais quando o assunto é aprovação em concurso público. 

Mas a vida de ministrar aulas não pára por aí. O professor Daniel Neves ainda leciona aulas de especialização em várias instituições, confira: 

  • AASP – Associação dos Advogados de São Paulo; 
  • ESA / SP – na capital e na cidade de Jundiaí; 
  • EPD – Escola Paulista de Direito, em São Paulo; 
  • FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo e em Ribeirão Preto; 
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC – COGEAE), nas cidades de Sorocaba e de São Paulo; 
  • FADISP – na capital paulista; 
  • Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília; 
  • Jus Podivm, em Salvador na Bahia; 
  • FDSM – Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre; 
  • ABDPC – Academia Brasileira de Direito Processual Civil, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; 
  • FDV – Faculdades Integradas de Vitória, na capital capixaba; 
  • CESUPA – Centro universitário do Pará, em Belém; 
  • Dentre outras. 

 

Obras do autor 

Daniel Amorim de Assumpção Neves possui várias obras publicadas. E não se resume somente em livros. São vários artigos publicados também em revistas especializadas no assunto. 

“A nova reforma processual” foi o primeiro livro do professor Daniel Neves, lançado pela Editora Método, isso no ano de 2003. Esse livro teve coautoria de Sérgio Shimura, de Alberto Camiña Moreira e de Luiz Orione Neto na primeira edição. 

Para a segunda edição, saiu o Luiz Oriane Neto e participaram Ricardo de Carvalho Aprigliano e Oreste Nestor de Souza Laspro. 

Aliás, foi a mesma editora do amigo Vauledir, que também confiou na publicação da monografia de mestrado do professor Daniel Neves, que já tinha sido rejeitada por outras editoras sob a alegação de pouco apelo comercial. 

Daniel Amorim de Assumpção Neves mostra uma grande gratidão pela Editora Método, pois sabe da dificuldade em se publicar livros sem padrinhos ou indicações. 

Em 2004 lançou “Preclusões para o juiz – preclusão pro iudicato e preclusão judicial no processo civil”. No ano seguinte, em 2005, pela mesma editora, lançou “Competência no processo civil”. 

Em 2007, agora pela RT, lançou junto dos amigos Rodrigo Mazzei, Rodrigo da Cunha Lima Freire e Glauco Gumerato a obra “Reforma do CPC”. E que ainda teve continuação no ano seguinte, lançando “Reforma do CPC 2”. 

Daniel Neves lançou sua tese de doutorado, “Ações probatórias autônomas” em 2008 pela Editora Saraiva. 

No ano seguinte, em 2009, voltou a publicar uma obra pela Editora Método, o “Manual de Direito Processual Civil”. 

Em 2010, pela Editora Jus Podivm, em conjunto com Rodrigo da Lima Cunha Freire, lançou o “CPC – comentado para concursos”. 

Ainda valem a pena a leitura: 

  • “Novo CPC para advogados”, um livro para auxiliar na prática forense. 
  • “Manual de Direito Processual Civil”, 10ª edição revisada e atualizada. 
  • “Novo CPC – comparado – código de processo civil, Lei 13.105/2015”.  

Além das obras descritas acima, e outras que não foram citadas, Daniel Neves teve a oportunidade, através da Editora Método, de coordenar a publicação de dois livros de coletâneas de artigos. Um em 2005 junto com Sérgio Shimura chamado “Execução no processo civil – novidades e tendências”. O outro livro foi o “Provas – Aspectos atuais do Direito probatório” no ano de 2009. 

Enfim, para os amantes da área jurídica, e concurseiros da especialidade de Direito, a leitura dos livros e a participação em cursos do professor Daniel Amorim de Assumpção Neves são mais do que recomendados, diríamos até que obrigatórios para quem deseja algo a mais. 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.