Folha Dirigida

Tempo de leitura: 6 minutos

Folha Dirigida é considerada um dos maiores portais sobre concursos públicos do Brasil. Quando o assunto é concurso, a Folha Dirigida é uma das primeiras a ser lembrada. 

O portal da Folha Dirigida oferece atualizações constantes e conta com uma excelente estrutura que pode orientar e direcionar a sua aprovação em algum concurso público. 

 

Os idealizadores 

Adolfo Martins, Arnaldo Figueiredo e Mauricio Figueiredo foram os fundadores do jornal, que hoje conta com cerca de 480 colaboradores. Mas, na época, a sala do periódico só contava com uma máquina de escrever para a sua produção. 

Depois da informatização da redação, veio a independência gráfica, que possibilitou um crescimento e um grande salta da Folha Dirigida. 

O presidente do grupo, Adolfo Martins, sobre os próximos passos da folha Dirigida costuma dizer que: “Inspiração, criatividade e talento, conjugados sempre com coragem de ousar, trabalho árduo, disciplina e determinação. Assim será o nosso futuro”. 

 

Um pouco de história da Folha Dirigida 

Folha Dirigida, além do portal na internet, ainda conta com publicações impressas. Um jornal com as principais informações sobre empregos e concursos públicos. 

Foi no final de 1985, em novembro, que a Folha Dirigida teve a sua primeira edição publicada. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, capital carioca. Na ocasião, algo em torno de 150 bancas na cidade comercializavam a edição de número 1 da folha Dirigida. 

Nos dias de hoje, o alcance do jornal é bem maior, gira em torno de 32 mil postos de vendas em todo o território brasileiro. As edições de hoje têm uma tiragem média mensal de 2 milhões de exemplares. 

Na cidade do Rio de Janeiro circulam juntamente com o jornal um caderno extra, um Caderno de Educação e Suplementos Especiais. 

No começo dos anos 2000, a Folha Dirigida aumentou o seu poder de comunicação sobre concursos públicos com a criação da sua versão online, que conseguia ter um alcance muito maior. 

Só a título de curiosidade, no primeiro semestre de 2010, o portal da Folha Dirigida recebeu perto de 3 milhões de visitantes.  

Hoje, a Folha Dirigida conta com mais de 3,5 milhões de fiéis, internautas que acompanham assiduamente o portal. 

O reconhecimento impulsionou a Folha Dirigida, tanto é que o seu crescimento foi tão grande, que hoje ocupa uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, ante a uma área de 24 metros quadrados que ocupava quando começou as atividades. 

“Quando vemos um jornal como a Folha Dirigida, comprometido com a ampliação do mercado de trabalho, com a democratização das oportunidades, com a valorização da Educação e com a Cidadania, constatamos a presença vigorosa da imprensa assumindo seu papel de inequívoca relevância social”, esta foi uma das frases proferidas à Folha Dirigida na inauguração da sua nova casa no final de 1998. 

 

Os serviços oferecidos pela Folha Dirigida 

No portal da Folha Dirigida vários serviços são oferecidos, dentre eles: 

  • Venda de livros e apostilas – muito útil par quem não quer ou não consegue comprar um curso. Dessa maneira ainda consegue se preparar para um concurso. 
  • Artigos dirigidos – informações relacionadas aos concursos públicos, com boas dicas de estudos para você se preparar melhor. 
  • Provas dirigidas – são disponibilizadas provas de certames anteriores, porém com atualização. Um artifício muito importante e que os concurseiros gostam muito: questões, exercícios e provas para chegar no concurso mais confiante. 
  • Banco de editais – nesse tópico você encontra a informação de todos os concursos com editais abertos. São publicados também eventuais retificações, datas de provas, requisitos e demais informações pertinentes sobre os concursos. 
  • Provas para download – onde você consegue baixar as provas de outros certames, seja de qual banca organizadora for, sempre atualizadas, sempre com o intuito de passar aos seus assinantes os melhores conteúdos. 
  • Cadernos de testes – testes, exercícios de fixação e questões de alto nível, tornam esse caderno especial na preparação do estudante. 
  • Cursos online – os cursos que melhor preparam para os mais diversos concursos do país estão no acervo da Folha Dirigida. Os cursos comercializados são de muita qualidade, materiais de primeira, tanto no escrito quanto em vídeo, e os professores altamente capacitados. 
  • Noticiário diferenciado – serviço oferecido na versão impressa, levando àqueles que não tem acesso à internet, todas as informações sobre os concursos no Brasil e sobre a educação. 

O grupo Folha Dirigida ainda diversificou as suas atividades desenvolvendo outros tipos de negócios, por isso pode-se observar abaixo alguns tópicos não voltados apenas para o mundo dos concursos: 

  • Rede de distribuição que além de atender todo o grupo da Folha Dirigida, atende jornais conceituados como a Folha de São Paulo, O Povo do Rio, Lance, Mais Vencer, entre outros. 
  • Gráfica que consegue suprir mercado de baixa, média e altas tiragens, para isso conta com uma equipe de profissionais dedicados e gabaritado. 
  • O grupo Folha Dirigida edita hoje o maior mix de produtos editorias do turismo brasileiro, tendo atuação destacada no mercado, respaldada por produtos como: Jornal Mercado & Eventos e a Revista Folha do Turismo Brasil. 
  • Um Suplemento de Trabalho e Cidadania, que de propósito circula no dia 1º de maio, e relata o desenvolvimento humano, a inclusão social e o trabalho realizado por instituições junto à sociedade. 
  • Encartes especiais homenageando profissionais de diferentes áreas de atuação e que desempenham um importante papel na sociedade. Esses cadernos são inseridos no meio dos jornais nas datas que são comemorados o dia do profissional. Uma coisa bem interessante é que esse caderno traz informação sobre a vocação profissional dos estudantes ainda antes do vestibular. 
  • Cadernos especiais de concursos, item indispensável para quem busca uma posição em uma carreira pública. 
  • Um especial de carreira pública que é distribuído gratuitamente para os alunos do ensino médio e também para os universitários. 
  • Edições extras para que o jornal obtenha diariamente as notícias relevantes e oportunas para informar aos seus leitores. 
  • Jornal Emprego e Estagiários que divulga oportunidades de trabalho formal e para estagiários, tanto para o setor público, quanto para o setor privado. 
  • Projeto Educação que funciona em parceria com o Ministério da Cultura através da Fundação Biblioteca Nacional. É um projeto que incentiva a criação literária, sendo importante para todos, independente do grau, estudantes nível médio, universitário, professores ou concurseiros. 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.