Fuja da procrastinação e seja aprovado no concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Concursos públicos são processos seletivos que tem como finalidade avaliar candidatos que concorrem a vagas de cargos de alguma entidade do governo de uma nação. Assim, para que seja aprovado no concurso público o candidato deve cumprir com as competências necessárias do processo seletivo. 

Cada processo seletivo exige que o candidato tenha competências referentes ao cargo a qual ele está prestando para avaliação, onde os critérios da mesma ficam à cargo do órgão ou entidade do governo que busca a contratação. E todos os critérios são disponibilizados nos editais dos respectivos processos seletivos. 

Porém se é notado em muitos candidatos para concursos públicos, que mesmo almejando um emprego melhor com chances de crescimento na carreira e um ótimo salário, uma atitude que acaba atrapalhando sua preparação para o processo. A famosa procrastinação. E é ela quem muitas vezes impede que você seja aprovado no concurso público. 

O que é procrastinação? 

A procrastinação é o ato de deixar as tarefas para serem realizadas em outro momento. É aquela empurrada com a barriga nas tarefas, para que não sejam realizadas naquele momento. Quase uma auto-sabotagem, pois ela costuma se apresentar de diversas maneiras, principalmente nos momentos em que tentamos nos focar. 

Com tantas coisas para nos entreter, manter o foco em uma tarefa muitas vezes se parece impossível. Nos estudos então? Nem se fala, muitos ignoram ou não dão a devida atenção à essa parte da preparação do concurso público. 

Mas o fato de não conseguir manter o foco, é só uma de suas faces. Pois a procrastinação se esconde no perfeccionismo e na falta de gerenciamento de tempo.  

Quando você começa a fazer várias outras pequenas atividades, que aparentemente não atrapalharam em sua tarefa, quando o processo de se preparar para a tarefa consome mais tempo do que realizando a tarefa em si, você está procrastinando e isso impede com que você seja aprovado no concurso público. 

Mas por que isso ocorre? 

O nosso cérebro funciona a partir de um sistema de recompensas. Cada tarefa realizada age como um sinal, avisando nosso cérebro que uma tarefa foi realizada e que tudo está bem. Isso é um processo bom, pois traz a satisfação de completar ou aprender algo. 

Porém, quando se começa uma rotina onde se criar várias pequenas tarefas para serem realizadas antes da atividade maior, que pode também ser uma tarefa estressante, criamos o costume de sempre adiar essa tarefa maior para criarmos uma situação perfeita para ela ser realizada, completando várias outras tarefas que não o foco 

Um bom exemplo, são nas atividades de estudos. Atividade essa que deve ser realizada para que você seja aprovado no concurso público. Onde se criam várias outras tarefas, como arrumar a mesa, sair para comprar comida, comprar um material novo. Vários pequenos objetivos que não tem real importância para a tarefa principal, que é o estudo. 

Se deseja com que seja aprovado no concurso público, foco é a palavra chave para isso. 

Dê atenção nos editais 

Um dos momentos que a procrastinação causa mais danos é justamente na leitura do edital do processo seletivo do concurso público. 

Esse é o documento que estarão listados todos os pré-requisitos e competências necessárias para que o candidato seja aprovado no concurso. Não só isso, mas aqui também estarão concentradas todas as informações para até mesmo efetuar a inscrição no processo. 

A leitura atenta e focada dos editais, evitando todo e qualquer manifestação daquela vontade de deixar para mais tarde, é fundamental. A partir das informações coletadas nos editais, pode-se tirar uma média de quantas vagas serão disponibilizadas para os cargos públicos e até mesmo se você tem direito a isenção a taxa de inscrição. 

No edital também será encontrado informações sobre a aplicação da prova, assuntos que serão tratados e as capacidades necessárias. Tais como o foco da avaliação, como o conhecimento da língua, conhecimentos gerais e específicos. 

Procure fazer a leitura do edital com algumas pausas, torná-la uma atividade massiva, mantendo o foco para todos os artigos e pré-requisitos do processo, para que no dia da avaliação você esteja de acordo com cada um dos pré-requisitos e seja aprovado no concurso público.  

Tenha paciência 

Ter paciência é um pilar fundamental para a preparação do concurso público. Como estamos acostumados ao ter as pequenas recompensas ao nos distrairmos e procrastinar, a sensação de frustração começa a aumentar.  

Trabalhar de uma maneira para que consiga se focar e ainda assim ter momentos de lazer, é a melhor maneira de evitar a procrastinação e assegurar que você seja aprovado no concurso público.  

Faça a leitura dos artigos, prepare o material de estudo dividindo eles por temas, facilitando a rotina e o foco nos estudos. Priorize temas que na qual você tem mais dificuldade para conseguir melhorar sua pontuação final na avaliação. E faça pausas pré-determinadas após algumas horas de estudo. 

Essas pausas vão agir como aliviadores de tensão, dando um espaço de lazer onde você poderá se focar em outras coisas. Assim, criará o hábito de que essas pausas são as recompensas após horas de estudo. Por isso devem ser regradas, para que entrem na rotina e o candidato à concursos públicos mantenha atenção nos estudos. 

Esse hábito irá substituir o ímpeto de mudar o foco para atividades de menor prioridade, diminuindo também sensações frustrantes que podem aparecer, mantendo a paciência para os estudos e facilitando a absorção das informações. 

Seja aprovado no concurso público 

Seguindo essas instruções você irá ter uma melhor preparação, vencendo o ato de procrastinar. Mantendo assim o foco nos estudos e vencendo qualquer distração que possa aparecer, sem sentir as frustrações e a necessidade de distrair-se com outras atividades menores. 

A preparação para um concurso público pode ser longa, mas ao vencer todas artimanhas que a procrastinação tem para te sabotar, você estará se focando na atividade de maior prioridade, que é fazer com que você seja aprovado no concurso público e conquiste a vaga numa atividade que lhe traga oportunidade de crescimento e um ótimo salário.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.