Rateio.blog

O blog do Rateio traz notícias sobre concursos, artigos e dicas de concursos.

Idosos podem prestar concurso público?

Idosos podem prestar concurso público?

Quando se fala em mercado de trabalho este assunto é sempre voltado para o público mais jovem, entre 18 a 50 anos, mas muitos esquecem que pessoas com mais de 60 anos estão na ativa também. Isso se mostra no fato de que os idosos podem prestar concurso público. Para alguns pode ser loucura, mas além de estarem inseridos neste universo existem, também cargos para pessoas com 60 anos ou mais que exigem até a força física.

Além dos concursos públicos, há áreas em empresas que possuem programas de inclusão onde algumas vagas são voltas para o público com mais de 60 anos, por exemplo. A procura pela desejada estabilidade financeira e profissional, é o sonho de todos, e isso inclui as pessoas que querem ingressar novamente no mercado de trabalho por meio do concurso público.

Mas, assim como milhões de coisas na vida que apresentam pontos positivos e pontos negativos, o mundo dos concursos públicos não poderia estar de fora. Mas é importante ressaltar que os pontos negativos não podem ser fatores determinantes para desistir ou desanimar. Afinal, idosos podem prestar concurso público e podem chegar aonde desejam.

Idosos podem prestar concurso público

E para começar, devemos deixar claro que idosos podem prestar concurso público. Existem diversas áreas na qual eles podem atuar, até mesmo em atividades que exigem força física.

Para os idosos que estão pensando em entrar neste universo dos concursos públicos, agora vão algumas dicas para dar início a esta etapa.

A primeira dica é se manter sempre atualizado sobre vagas que exigem experiências que vão de acordo com a formação e que exigem atividades que vão de acordo com o desejo da pessoa. Além de investir em cursos para aperfeiçoar e reforçar conteúdos até então esquecidos ou que apresentem alguma dificuldade para o candidato.

Hoje, ter conhecimento sobre pelo menos o básico do mundo da informática é fundamental. Com isso, se o objetivo do candidato é ingressar em uma vaga em uma grande empresa, por exemplo, é fundamental criar uma familiaridade e até uma proximidade com a máquina em si e tudo o que ela pode oferecer profissionalmente.

Outra dica, é a mais importante, é sempre cuidar da saúde. Há vagas para idosos que exigem a força física como, por exemplo, na área de construção civil, manutenção, limpeza e entre outras funções. Com isso, os candidatos que procuram vagas que exigem este tipo de atividade é essencial que sempre cuidem de suas saúdes.

Além de saber que idosos podem prestar concurso público, é importante que aqueles que procuram realizar um concurso público, fique atento a essas e outras dicas importantes para conseguir acompanhar o mercado e também a rotina tanto de estudo quanto da atividade que o candidato pode vir a exercer no futuro.

Vantagens de prestar concurso público

Ao entrar na terceira idade muitos decidem dar aquela descansada de uma vida inteira de corrida, compromissos, cuidados com a família e entre outros fatores que tornam o dia-dia mais corrido e caótico. Porém, para aqueles que não gostam de ficar parados e, principalmente, que possuem uma adoração por estudar, pode ter certeza que os idosos podem prestar concurso público.

E para dar aquela força para aqueles que ainda estão na dúvida se ingressam ou não no universo dos concursos públicos, aí vão algumas vantagens para influenciar de uma forma positiva e esclarecer que os idosos podem prestar concurso público.

Uma das vantagens do ingresso de idosos nos concursos público, é a maturidade. A bagagem tanto cultural quanto profissional que eles apresentam de uma vida toda, é um fator que pode ajudar no momento dos estudos para a prova do concurso.

E para ajudar a administrar toda bagagem que a pessoa possui, uma dica é procurar cursos que, além de ajudar podem relembrar assuntos esquecidos e apresentar temas novos que estão presentes em todos os lugares, e que possuem grandes chances de estar presentes na prova.

Lembrando que a idade não é determinante quando o assunto é o estudo. Além do fato de que os idosos podem prestar concurso público, eles também podem estudar e concorrer com os recém-formados e universitários. Afinal, para aprender não importa o sexo, a idade, a raça, basta ter interesse, motivação e fora de vontade para conseguir o que deseja.

Aos que se encontram em situação de aposentadoria, eles também podem recorrer aos concursos públicos.

Mas, em casos onde a pessoa possua aposentadoria de um cargo público na área da educação, por exemplo, ele só poderá concorrer novamente a dois cargos em casos onde o primeiro era de professor, e que o segundo seja no cargo de professor técnico ou cientifico, ou em casos onde os dois cargos públicos tenham relação com a área de saúde regulamentada.

Há outros casos em que a pessoa que já assumiu um cargo público, pode novamente tentar um novo cargo, os casos são: professor e juiz, vereador e cargo público e o cargo de professor e membro do Ministério Público. E vale lembrar que, em casos da posse de dois cargos, ambos precisam apresentar horários compatíveis para não haver problemas em um ou nos dois cargos exercidos.

Desvantagens de prestar concurso público

Assim como muitas coisas da vida, existe uma desvantagem quando o assunto é a questão de que os idosos podem prestar concurso público. Mas isso não significa que não se deve tentar e correr atrás para conseguir o que quer e deseja.

A dificuldade encontrada pelas pessoas mais velhas quando o assunto são os concursos públicos, é na questão de manter uma rotina de estudo.

Devido a correria do dia-dia, todas as responsabilidades que acabam chegando, outras atividades que a pessoa realiza, acaba desencadeando em um curto tempo para se dedicar aos estudos. Esse seria um fator positivo para os universitários e recém-formados, pois alguns deles não possuem uma carga horaria muito grande em relação a situações do dia-dia.

Lembrando que esse não é um motivo para não tentar ou desistir no meio do caminho. Idosos podem prestar concurso público e podem ter sucesso neste universo.