O que acontece se eu chegar atrasado para a prova de concurso público?

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma vaga em um concurso público é o objeto de desejo de milhares de pessoas em nosso país, e para alcançar esse sonho, elas dedicam horas e mais horas estudando para se sair bem na prova, fazendo simulados e imaginando como será a prova, mas tem muitas pessoas que se esquecem de planejar como vão chegar no local da prova, e nem pensam que um imprevisto pode fazer com que venha a chegar atrasado para a prova de concurso público.

As vagas nos concursos públicos são bastante desejadas, muitas vezes são milhares de candidatos em busca da mesma vaga, ou seja, a competição é bastante acirrada. As pessoas se interessam muito por essas vagas, pois, elas permitem que a pessoa aprovada tenha mais estabilidade financeira, uma vez que as vagas em concursos públicos geralmente são vitalícias.

Justamente por conta dessa grande concorrência, quem pretende prestar um concurso público e ser aprovado acaba se preparando para a prova por meses a fio, até mesmo por anos, não é difícil encontrar pessoas que não foram aprovadas na primeira vez que prestaram um concurso e acabam tentando outras vezes.

Para tentar garantir sua aprovação em um concurso público a pessoa dedica horas de seu dia para estudar, às vezes até abrindo mão dos fins de semana e de passeios com amigos e familiares, ela se dedica a estudar um grande conteúdo, pois provas de concurso contemplam conhecimentos variados.

Existem diversos simulados na internet, eles ajudam a pessoa a ter uma ideia de como ela se sairia na prova caso acontecesse agora, e também a ajuda a ver quais pontos ela precisa estudar mais. Essa preparação para um concurso não é nada fácil, e exige muita dedicação do candidato.

Como funciona um concurso público

Sempre que algum órgão público, municipal, estadual ou federal precisa realizar a contratação de funcionários para atuarem neles é lançado um concurso público.

Um concurso público é uma forma de garantir acesso igual a todos os cidadãos às vagas de trabalho disponíveis nos órgãos públicos, além de garantir que todo o processo irá ocorrer de forma justa e que não haverá nenhuma interferência externa na contratação.

Quando é aberto um concurso público, um edital é lançado e nele ficam descritas as vagas disponíveis, quantas vagas são, o local de atuação, qual o nível de escolaridade exigido, a data de início das inscrições e a data limite, o valor da taxa de inscrição, além da data em que será realizada a prova, alguns fornecem também o local onde será realizada a prova ou então quando essa informação será disponibilizada.

É importante ler o edital para entender como todo o concurso irá funcionar, tomar conhecimento de tudo que é necessário para poder realizar a prova, os documentos que serão necessários para realizar a inscrição e também para a contratação, enfim, através da leitura do edital você consegue conhecer todos os seus direitos durante a realização do concurso assim como seus deveres.

No edital você encontra também a informação de quais conteúdos irão cair na prova do concurso público, o peso que cada disciplina tem na nota final da prova, além de uma tabela detalhando cargos e vagas, apresentando qual a jornada de trabalho de cada vaga e o salário.

Além de todas essas informações, no edital você encontra algumas regras para que você possa realizar a prova do concurso, essas regras vão desde o nível de escolaridade até a proibição do uso de alguns itens como bonés, óculos de sol, celulares ou outros equipamentos eletrônicos, o descumprimento dessas regras pode te impedir de realizar a prova, portanto leia com atenção.

Alguns fatores podem impedir que o candidato realize a prova, algumas coisas são básicas e de conhecimento geral mas que as vezes as pessoas se esquecem, como tentar se comunicar com outro candidato, fazer barulhos ou ruídos que incomodem as demais pessoas presentes na sala, e chegar atrasado para a prova de concurso público.

E se eu chegar atrasado para a prova de concurso público?

As pessoas geralmente passam meses ou anos se preparando para a prova de um concurso público, estudam, fazem simulados, assistem a vídeo-aulas na internet, entre outras coisas, mas acabam esquecendo de se preparar para o dia da prova, em como vão chegar no local da prova, quanto tempo leva em média esse trajeto.

No edital ou no site, quando você fica sabendo do local em que a prova do concurso público será realizada já vem sinalizado o horário em que os portões do local serão abertos, assim como o horário em que serão fechados, e após eles serem fechados não é permitida a entrada de nenhum candidato, portanto se você chegar atrasado para a prova de concurso público você será proibido de entrar e de fazer a prova.

Portanto, é importante se lembrar de incluir em sua preparação para a prova do concurso público uma análise do trajeto que deve ser feito para chegar no local da prova, assim como do tempo que se leva e de rotas e meios alternativos para chegar lá, assim você evita de chegar atrasado para a prova de concurso público.

O trânsito é algo inconstante, especialmente nas grandes cidades, em poucos minutos pode começar a chover, acontecer um acidente, um carro a sua frente enfrentar problemas mecânicos e isso faz surgir um engarrafamento, não é algo que podemos prever e nem evitar muitas vezes, mas é importante considerar isso para que não aconteça de você chegar atrasado para a prova de concurso público.

Se você tiver a oportunidade, faça antes o trajeto até o local em que a prova do concurso público será realizada, assim você consegue conhecer o caminho e ter uma ideia do tempo que leva para fazer o percurso, e evita de chegar atrasado para a prova de concurso público.

Outra dica para evitar chegar atrasado para a prova de concurso público é sair com antecedência de casa, assim caso aconteça algum imprevisto ou você pegue trânsito, você consegue chegar atrasado para a prova de concurso público, pois tem tempo para fazer o percurso, e também evita chegar ao local já estressado e preocupado, o que pode prejudicar o seu desempenho na prova.

Caso ocorra de chegar atrasado para a prova de concurso público, você será desclassificado, pois uma vez fechados os portões, ninguém mais pode entrar, independente da justificativa por chegar atrasado para a prova de concurso público.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.