Rateio.blog

O blog do Rateio traz notícias sobre concursos, artigos e dicas de concursos.

O que pode diferenciar você de um concorrente. Veja aqui!

O que pode diferenciar você de um concorrente. Veja aqui!

Nem todos os concurseiros são iguais, isso é fato. Mas, existem sim ‘coisas’ que pode diferenciar você de um concorrente em um concurso público.

Embora dificilmente saibamos o quanto se diferencia um candidato de outro, vamos explanar alguns tópicos que podem servir de comparação para que você analise o que fazer para se diferenciar de um concorrente.

Entre os principais pontos podemos citar:

  • Dedicação;
  • Esforço;
  • Perseverança;
  • Tenacidade;
  • Ambição;
  • Foco o objetivo;
  • Motivação;
  • Preparação;
  • Incentivo;
  • Material de qualidade;
  • Entre outros.

Todos os fatores acima podem colocar você na frente de seus concorrentes, se combinados, melhor ainda.

Como podemos observar, a resposta pode não ser tão simples, mas é possível se destacar, e isso é o mais importante na realização do certame.

A dedicação e o esforço na preparação são fatores essenciais para você se diferenciar em relação aos outros candidatos. O que move cada um para alcançar seus objetivos é bem individualizado. Cada um tem seu tempo e suas características. Se todos tiverem a mesma oportunidade de se prepararem igualmente, a gana individual será o diferencial, mesmo porque, todos podem ter acesso a uma preparação de qualidade.

Os principais tópicos que podem ser a diferença

Partindo da premissa que ninguém é melhor do que ninguém na hora de prestar um concurso público e que todos são capazes, o que os diferencia é o grau de empenho de cada um.

Outro ponto a se considerar, que pode ser considerada uma faca de dois gumes, é a experiência em concursos prestados. É uma vantagem se souber tirar proveito do que se passou, mas, muitas vezes a pressão por já ter sido reprovado deixa o concurseiro mais ansioso, mais nervoso, o que pode dificultar a concentração. Depende de como você consegue lidar com isso.

– Tudo igual?

Depois do concurso aberto, do edital publicado, das matérias divulgadas e das datas previstas para realização das provas, milhões de pessoas ficam em igualdade de condições. Todos vão depender somente de seus esforços para conseguir uma vaga, logo, quem se esforçar mais terá mais chances.

As informações são disponibilizadas para todos, e o sucesso está ali para quem é mais aplicado nos estudos. Aliás, é o que diferencia um do outro: a ambição e o desejo desmedido para sacrificar algumas coisas em prol do objetivo maior.

A persistência para alcançar o objetivo, que é ser aprovado em um concurso público, é o que vai definir quem passa. Esse é o verdadeiro diferencial entre os concurseiros.

É fato e notório que a capacidade de cada um é diferente. Todos podem conseguir o objetivo, basta ter perseverança e tenacidade. Alguns vão ter sucesso mais rápido do que os outros, ou seja, os mais fortes e determinados pedem passagem, enquanto os mais fracos cedem. Onde você se encaixa?

O grande problema é que quando se vê muita gente passar na sua frente, você pode ficar desmotivado e desistir. Apenas se esforce mais, seja persistente, e não deixe mais ninguém passar por você. Você deve ter ciência que é você quem faz o seu destino.

O segredo é se manter constantemente motivado, buscar incansavelmente suas metas e rumar em direção aos seus sonhos

– Como se preparar e se manter motivado?

O planejamento adequado dos estudos e algumas palavras de incentivo são ótimas dicas de motivação para você que sonha em ser aprovado em um concurso público.

  • Defina sua área e se especialize

Prestar tudo quanto é concurso que aparecer tira o seu foco. Até serve para proporcionar um pouco mais de experiência, mas em relação às matérias específicas da área, você continuará “cru”.

Dê preferência aos concursos correlatos enquanto o que você espera não sai.

  • Ambiente de estudo

Faça opção por ambientes tranquilos e que sejam próprios para estudos, com luminosidade, mesa e cadeira confortáveis. Evite lugares que possa desviar sua atenção e tirar sua concentração.

  • Planejamento e preparação do material

Faça um planejamento de estudo, indicando qual matéria será estudada naquela hora.

Deixe apostilas, material de apoio, livros e cadernos de anotações separados, bem como, lápis, caneta, rascunho, caneta marca texto, etc.

Dessa maneira, você evita ficar saindo e perder a linha de raciocínio. Desconcentrar-se pode exigir mais tempo de estudo.

  • Tenha água e lanche por perto

Mantenha água e lanche leve por perto para evitar sentir sede e fome durante os estudos, pois eles tiram a concentração e fazem você ter uma menor eficiência no aprendizado.

  • ‘Bata’ os desafios

Caso se atrase em seu cronograma, o ideal é refazê-lo e tentar colocar em dia novamente. Mas não tente atropelar as coisas, é pior. Ter consciência e inteligência para montar um planejamento é um dos pontos que pode diferenciar você da concorrência.

Se você está tendo dificuldade com alguma matéria, mude para uma que tem mais facilidade e depois retorne. Assim seu cérebro vai estar mais receptivo. Talvez possa ser cansaço. Nesse caso, faça uma pausa, para depois retornar.

Os desafios são feitos para serem vencidos, não desista!

  • Trace metas para as atividades

Definir metas plausíveis para todas as atividades, e se permitir um prêmio, como um passeio relaxante, por exemplo, pode ser benéfico. Acostuma o cérebro a recompensas quando as metas são alcançadas.

  • Nada se resolve de véspera

Estudar de véspera é uma enorme perda de tempo. Na correria você não terá a eficiência que necessita para absorver todo o conteúdo.

O estudo mais eficaz é o contínuo, com frequentes revisões. Sua mente é uma esponja. Uma vez aprendido, não será mais esquecido. Às vezes é necessário somente um lembrete, por isso as revisões são tão importantes.

O cérebro não tem limitação para o conhecimento, portanto, explore-o o máximo que puder.

  • Respeite seus limites

Quando seu corpo fadigar, respeite e descanse. De nada adianta forçar a barra, pois não terá o aprendizado desejado. O sono e a fadiga são inimigos da concentração e da fixação do conhecimento.

  • Foco, sempre!

O foco é primordial para conquistar seu objetivo e realizar seu sonho, e um dos fatores que mais pode diferenciar você de um concorrente.Para fixar a mensagem, deixe anotações em lugares estratégicos.

  • Estude de várias maneiras

Se tiver dificuldade na memorização através da leitura, mude o modo de estudo. Escreva, anote, faça exercícios. Encontre uma maneira entendimento.

  • Seja constante

Independente da intensidade procure sempre estar estudando. O pouco que pode estudar hoje significa que já possui mais conhecimento do que tinha no dia anterior.

Não se esqueça de realizar pequenas pausas durante o período contínuo de estudo.

  • Aprenda com a reprovação

Uma eventual reprovação não significa fracasso, ou que não aprendeu nada. Aproveite a experiência para rever o que precisa melhorar. E não se esqueça de se manter focado e persistente nos objetivos. Não esmoreça de forma alguma.

  • Dedique-se

Abdicar de algumas coisas pode trazer benefícios maiores em um futuro próximo. Dedique-se para poder alcançar outro patamar.

Para se ter vantagem em relação aos seus concorrentes, é fundamental ter um bom planejamento, definir bem os seus objetivos e continuar estudando de maneira focada, dedicada e com esforço, mesmo quando achar que já está preparado.