Tempo de leitura: 3 minutos
Como o Concurso é da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar do Estado de São Paulo, as vagas irão ser divididas conforme as necessidades da administração pública.
Ou seja, o candidato aprovado e convocado estará à disposição da administração para trabalhar em qualquer cidade que se fizer necessário.
A Banca Organizadora e as Inscrições
De acordo com dispensa de licitação nº 182/0002/20 divulgada em 14 de março, a Fundação Getúlio Vargas Projetos (FGV Projetos) será a banca responsável pela organização do concurso PM – SP destinado ao cargo de Aluno – Oficial.
As inscrições estarão abertas a partir de amanhã, 15 de abril de 2020, às 14h00, e se encerram às 23h59 do dia 15 de maio de 2020, e deverão ser feitas no site da FGV.
Basta o candidato preencher a ficha de cadastro na internet com seus dados pessoais, conferir e imprimir a taxa de inscrição e pagá-la para efetivar a sua inscrição.
O valor da taxa de inscrição para o Concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo é de R$ 130,00 (cento e trinta reais) para ambos os sexos.
Vale ressaltar que o certame não visa, em hipótese alguma, isenção no valor da taxa de inscrição, independente de qual motivo for.
Entretanto, terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do pagamento da taxa de inscrição, os candidatos que cumulativamente atenda aos seguintes requisitos:
- Seja estudante regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
- Perceba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou estiver desempregado.
Contudo, para se aproveitar deste desconto na taxa de inscrição, o candidato precisa fazer o requerimento conforme especificado no edital até o dia 17 de abril de 2020. O resultado do deferimento ou indeferimento deve ser publicado no Diário Oficial do Estado a partir do dia 29 de abril de 2020.
Os requisitos mínimos dos candidatos do Concurso PM SP
Existem vários requisitos básicos que os candidatos ao cargo de Aluno – Oficial PM precisam se enquadrar. Entre os principais podemos citar:
- Ter ao menos o ensino médio completo;
- Idade mínima de 17 (dezessete) anos;
- Ter idade máxima de 30 (trinta) anos;
- Altura mínima de 1,55 m para as candidatas do sexo feminino; e
- Altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino.
Outros requisitos podem, e devem ser conferidos no edital.
Etapas do Concurso PM SP
Está prevista 6 fases neste certame 2020 da Polícia Militar do Estado de São Paulo. São elas:
- Provas objetivas e dissertativas;
- Exames de aptidão física;
- Exames de saúde;
- Exames psicológicos;
- Avaliação de conduta social; e
- Análise de documentos.
Vale ressaltar que assim como a maioria dos concursos públicos todas as etapas são de caráter classificatório e eliminatório.
Por enquanto não está determinado a data oficial para a realização das provas objetivas e discursivas, que serão divulgados e publicados em breve, através dos veículos oficiais de comunicação.
No entanto, as matérias do conteúdo programático já foram listadas no edital e os candidatos já podem começar a preparação. Veja um resumo das matérias que eventualmente deve cair nas provas:
- História;
- Geografia;
- Matemática;
- Física;
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa e Língua Espanhola;
- Biologia;
- Filosofia;
- Sociologia;
- Química; e
- Conhecimentos Específicos.
Embora ainda não tenha a data definida para a realização das provas, os locais onde serão aplicadas já estão definidos. As cidades que serão sedes das provas do Concurso da PM de SP são:
- Araçatuba;
- Bauru;
- Campinas;
- Piracicaba;
- Presidente Prudente;
- Ribeirão Preto;
- Santos;
- São José do Rio Preto;
- São José dos Campos;
- São Paulo; e
- Sorocaba.
Validade do Concurso PM SP
O Concurso Público da Polícia Militar do Estado de São Paulo de 2020 terá uma validade de 3 (três) meses, podendo ser prorrogado por igual período à exclusivo critério da administração pública.