Você sabe quais materiais deve levar para fazer a prova do concurso público?

Tempo de leitura: 5 minutos

Os concursos públicos sempre foram uma das grandes alternativas para pessoas que desejam obter empregos estáveis, com altos salários e que contassem com uma série de benefícios, bem como para aqueles que têm o desejo de fazer carreira em setores ligados à política brasileira.

E é exatamente essa grande procura que torna os concursos públicos provas extremamente disputadas, algumas delas requerendo que os concurseiros demorem mais de três tentativas para conseguir passar no concurso desejado, o que acaba pedindo por anos de estudos.

A prova disso é o fato de grande parte das pessoas que desejam entrar em um concurso público de alto escalão simplesmente largar todas as suas atividades para se dedicar exclusivamente aos estudos, participando de cursinhos especiais para quem deseja ingressar em uma carreira pública.

Os concursos consistem basicamente em um conjunto de provas que seleciona os melhores colocados para as vagas disponíveis. Quanto mais alto o salário, mais alta costuma ser a concorrência.

E é exatamente pensando em todo esse mundo de concurso e também para ajudar você com dicas durante a prova e também para sua preparação é que nós separamos aqui uma série de dicas sobre o assunto.

Afinal de contas, quando falamos de provas extremamente disputadas – até mesmo mais do que os tão falados vestibulares de universidades públicas – qualquer dica para ajudar na hora H é bem-vinda.

Chegou o dia da prova. O que levar?

Uma das grandes dúvidas de quem presta concursos em relação ao dia da prova é sobre o que deve e o que não deve, bem como o que pode e o que não pode ser levado para a hora da prova.

Afinal de contas, um simples vacilo em relação ao material que é utilizado na hora da prova pode acarretar em uma desclassificação que vai acabar desperdiçando todo o tempo que você passou estudando.

A primeira coisa para separar e colocar na bolsa para a prova é o seu documento, pois sem ele você simplesmente não vai conseguir fazer a prova. Independentemente de ser o RG, a Carteira de Habilitação ou a Carteira de Trabalho, é importante que você já deixe guardado para não acabar sendo impedido de fazer a prova no dia.

Além disso, ainda no quesito documentos, outra coisa importante é ter consigo a confirmação de sua inscrição com o endereço e o número da sala onde você vai fazer a prova. Em casos de imprevistos, isso vai ser bastante útil para você se localizar no local da prova e também para comprovar a sua inscrição com problemas na lista.

Há também o material básico que você precisa para a boa realização da prova, que consiste basicamente em lápis, borracha e caneta azul ou preta. Isso porque o gabarito não pode ser preenchido a lápis e nem com outras cores além das duas mencionadas.

Caso isso aconteça, a sua prova simplesmente será invalidada. Além disso, é importante conferir no edital se há uma especificação na cor da caneta, pois algumas provas requerem o uso de uma cor de tinta específica, como só azul ou só preta. Vale prestar atenção para não perder a prova à toa.

Outro fator bastante comum de desclassificação dos colocados é o celular que toca na hora da prova, isso porque eles costumam ser proibidos em todas as provas. Afinal de contas, o celular pode ser utilizado para cola durante a prova, o que favoreceria alguns candidatos.

Até mesmo o alarme pode ser considerado motivo para desclassificação. Por isso, é importante que você garanta que o seu celular não toque de modo algum durante a prova.

Para isso, desligue o celular e retire a bateria do mesmo caso isso seja possível no seu aparelho. Caso não possa fazer isso no seu aparelho, se assegure de ter todos os alarmes desligados e também de manter o seu celular desligado e guardado.

Este tipo de prova costuma ser bastante cansativa, tanto pelo esforço mental quanto pelo tempo da prova, que é bastante extenso.

Por isso, para não perder a concentração por conta do cansaço e conseguir se sair melhor durante a prova, uma boa pedida é levar pequenos lanches para comer durante a prova, o que ajuda na concentração e também impede a fome de se manifestar durante o tempo de prova.

É importante levar uma garrafa de água para matar a sede. Boas opções de lanches são chocolates, que mais do que aliviar a fome ajudam você a se concentrar e também dão energia para continuar a prova sem desanimar. Outras opções são lanches saudáveis, como barras de cereal e outros.

Por fim, é importante prestar atenção nas roupas que você vai usar para fazer a prova, isso porque elas devem ser confortáveis para não atrapalhar você durante o concurso.

Além disso, vale a pena levar um casaco, pois, dependendo do local de realização da mesma, o ar condicionado pode estar um pouco forte e passar frio não é algo que vai ajudar você a se concentrar.

Preparação para o concurso

No dia antes da prova, vale a pena tomar alguns cuidados para estar em sua melhor forma e garantir que o seu desempenho seja o máximo possível durante o concurso.

Para isso, é importante que você tenha um dia tranquilo anteriormente, sem grandes saídas noturnas e também sem o consumo excessivo de álcool. Além disso, é importante que você tenha uma boa noite de sono, dormindo pelo menos oito horas antes do dia da prova.

Dessa forma, você vai conseguir acordar com antecedência no dia da prova e se organizar com calma, tudo para chegar no horário e garantir que o seu estado físico não colabore negativamente para o seu desempenho.

Afinal de contas, concursos requerem muito tempo de estudo para ser desperdiçado por conta de uma noite de balada que poderia muito bem acontecer na semana seguinte.

Portanto, antes de cada concurso, se prepare e tenha um dia calmo no dia anterior da prova. Dessa forma, você vai garantir que o seu corpo esteja a seu favor e que o cansaço não atrapalhe o seu desempenho.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.