Quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas das pessoas que se candidatam a uma vaga no setor policial estão buscando mais do que um simples emprego, elas estão atrás de uma realização pessoal e, algumas vezes, estão até tentando manter uma tradição familiar.

É por isso que é tão importante para esses concurseiros saber quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado, mas mais importante do que isso é se esforçar ao máximo para passar na prova.

Há quem diga que para ser policial é necessário ter um dom, e total empatia com as áreas de segurança pública. Professores afirmam que nas salas de aulas preparatórias existe uma quantidade muito grande de alunos que são apaixonados pela polícia, sabendo disso, podemos concluir que é difícil dizer que realmente existe uma lista de quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado.

Quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado e como se preparar para eles? 

Como dissemos, falar sobre quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado é algo muito amplo e sem uma única resposta, afinal, cada pessoa possui a sua própria dificuldade e facilidade. O que é muito simples para alguém, pode não ser pra você e vice versa.

Mas é muito comum ouvir que o edital para Polícia Federal está entre quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado, isso não por suas questões ou forma de processo, mas por ser o concurso dessa área com mais concorrentes.

Nos últimos anos, a Polícia Federal vem aparecendo entre os 10 concursos mais bem pagos e disputados no Brasil, o salário que pode chegar até quase 17 mil reais para um Delegado, é com certeza o que mais chama atenção de tantos concurseiros.

Mas a oportunidade de fazer parte desse time é mais do que a Polícia Federal, ela abrange todas as esferas – federal,  estadual e municipal – e diversas instituições como as polícias civil e militar, guardas municipais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Assim como acontece em outros concursos, é extremamente necessário estudar, sem esse processo de preparação todas as provas dessa área, até as menos concorridas, vão parecer fazer parte de quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado. 

Prova objetiva

No mundo policial há espaço para o nível superior e médio.

Na maioria dos cargos para nível superior não existe uma exigência de formação específica, qualquer graduação é aceita; mas o cargo de delegado, por exemplo, pede a formação em direito.

Para as provas desse nível é cobrado o português, raciocínio lógico, direito administrativo, direito constitucional, direito processual penal, direito penal, leis extravagantes e informática, e a dificuldade do conteúdo aparece de acordo com o cargo. 

Nas provas de nível médio normalmente as matérias não mudam muito do que é pedido em concursos de outras áreas: informática, português, direito administrativo e direito constitucional.

Mas isso não é regra, os concursos da Polícia Militar, por exemplo, incluem geografia e história e, uma vez ou outra, matemática; ademais, não é costumeiro que cobrem as matérias de direito.

Uma dica é que o candidato para qualquer uma das esferas policias fique sempre de olho nas notícias que dizem respeito aos concursos, é isso que vai definir as opções complementares de matérias que devem ser estudadas, que variam bastante dependendo do órgão.

Prova física

É importante que o candidato não seja uma pessoa sedentária, caso contrário terá um desenvolvimento abaixo do esperado em sua prova física. Essa costuma ser uma etapa eliminatória, menos para as vagas para os cargos administrativos.

Como o nome já diz, esse processo está ligado as atividades físicas, abdominais, flexões, trações em barra fixa, corrida e muito mais. Por isso é bom se preparar, e antes de qualquer coisa é necessário procurar um médico que verifique toda a sua saúde e de um “ok” para os seus treinos.

Não esqueça que um profissional de educação física pode fazer toda a diferença nessa etapa, é ele quem auxiliará o seu tempo e ensinará os exercícios corretos para o seu objetivo. E não se preocupe, porque a Polícia não está em busca de “super-heróis”, mas sim de pessoas preparadas e que demonstrem condições de aprender cada vez mais.

O curso de formação é o passo final dos concursos policiais e ele ocorre em todas as áreas, independentemente deles fazerem parte de “quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado” ou não. 

Outros processos

Os candidatos a cargos Policiais precisam saber que em todo o processo existe uma investigação social, responsáveis por essa avaliação obtém dados sobre a vida privada e pública do candidato, que precisa apresentar boa conduta e idoneidade moral sem precedentes ruins. 

Ademais, os futuros policias também passam por testes ou avaliações psicológicas. Esses profissionais lidam diretamente com armas e trabalham pela segurança do próximo, se o seu perfil for muito impulsivo ou agressivo dificilmente ele desenvolverá bem o seu papel sem invadir o espaço do outro.

Essas características pessoais são observadas do início até o fim do processo. Por isso, antes de prestar um concurso é sempre bom saber qual o perfil psicológico pedido pelo edital e descobrir se tem aquelas características solicitadas.

A profissão de policial é mais do que só uma profissão. Ela é muito importante para toda uma sociedade, pequenos erros prejudicam demais a maneira como ela é vista e por essa razão os processos dos novos concursos estão cada vez mais exigentes e pedem mais do que boa formação, mas também um perfil humanitário.

Cuidar do próximo é algo gratificante, e fazer parte dessa profissão pede antes de tudo um conhecimento pessoal.

Quem quer ser parte desse time tem que pensar mais do que em bom salário ou status, não deve nem se preocupar tanto com “quais são os concursos policiais mais difíceis de ser aprovado”, porque para ser policial é preciso enxergar mais do que facilidade, é necessário enxergar-se como alguém que está disposto a ajudar na melhoria de toda uma nação.

Se o sonho de ser policial existe e cresce em você, fique de olho nos processos que vão abrir, estude, foque no seu objetivo e boa sorte.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.