Qual o seu perfil de estudante? Veja dicas e particularidades

Tempo de leitura: 6 minutos

Casado, solteiro, dona de casa, trabalhadores, estudantes, jovens, mais experientes. Enfim, cada um tem sua particularidade na hora de estudar, e consequentemente, o seu perfil de estudante. Saber como aproveitar o tempo que dispõe de acordo com o seu perfil é o que fará a diferença lá na frente. 

Muita gente almeja uma vaga em um cargo público, e você, que está prestes a iniciar seu processo de estudo, antes de mais nada, tem que ter noção de como explorar melhor o seu perfil de estudante. As pessoas, além da individualidade de cada um, têm um perfil diferente do outro. E as coisas que rodeiam cada um no dia a dia também são completamente distintas. 

E para tentar ajudar você, vou citar alguns perfis de estudante, juntamente com particularidades e dicas que irão auxiliar no momento de estudar. Veja onde você se enquadra: 

  • Os trabalhadores mais jovens, sem filhos 

Talvez somente atrás dos adolescentes e estudantes em termos de número de candidatos. Nesse perfil de estudante o poder, e conseguir conciliar os estudos com o trabalho é essencial. E há de ser bem feito, pois o tempo para vocês é mais escasso em virtude de outras tarefas e responsabilidades já adquiridas. 

Com um bom cronograma de estudo, corretamente montado e detalhado, e muito empenho, você pode perfeitamente se livrar dessa “desvantagem”. Cada segundo deve ser aproveitado da melhor forma possível. E seus momentos de relaxamento e lazer vão sofrer uma diminuição, ou melhor, irão mudar a atividade, porque de ora em diante, estudo é sinônimo de algo prazeroso e leitura é para relaxar. 

Como grande vantagem eu posso citar o fato de que, geralmente, a ambição de quem sabe da dificuldade enfrentada na busca do emprego certo é maior que a dos demais. Esse perfil de estudante vai valorizar cada momento disponível para conseguir desfrutar do melhor que está por vir. 

Há ainda aqueles que se dedicam à carga de trabalho dobrada com o intuito de gozar de um período sabático antes do concurso. Economizam onde podem para poder se manter durante os estudos. 

Dicas para os jovens trabalhadores: 

  1. Quanto antes cumprir suas obrigações, mais tempo sobrará para estudar, portanto, nada de enrolar ou procrastinar o serviço; 
  1. Tenha um plano de estudos bem traçado e definido, isso economiza tempo; 
  1. Fazer exercícios físicos regularmente ajuda a aliviar as tensões e aumenta a disposição nas atividades; 
  1. Mesmo com a correria de trabalho e estudo, não se esqueça de seguir uma dieta bem controlada com o que o corpo necessita; 
  1. Mantenha-se focado e livre-se de distrações, como por exemplo, as famosas redes sociais; 
  1. Altere a rotina se estiver cansando excessivamente; 
  1. Alterne as matérias de estudo, as que possuem mais conhecimento com as que têm maior dificuldade. 

 

  • Estudantes 

Geralmente são solteiros, e que ainda vivem com os pais. Em suma, esse perfil de estudante é o que tem maior possibilidade de aprovação, porque dependem somente de si. Seu esforço e sua força de vontade é que vão dar o tom dos seus estudos. O seu comprometimento é que vai definir até onde você quer chegar. 

Outro fator positivo nesse perfil é o suporte familiar, principalmente o financeiro. Não tendo outra preocupação, a dedicação aos estudos pode ser plena. Tarefas domésticas também são mínimas para esses estudantes. 

Por outro lado, a cobrança para que seja aprovado pode ser uma dor de cabeça e um fardo, muito em função do que a família proporciona. Mas, com o suporte e o respeito de todos que convivem contigo, você está um passo a frente dos demais. Aproveitar ou não, depende exclusivamente de você. 

Dicas para os estudantes: 

  1. O tempo é seu aliado, use-o com inteligência. E lembre-se que, não é perdido; 
  1. Alimente-se corretamente e pratique exercícios físicos; 
  1. Não se importe com a concorrência dos mais experientes; 
  1. Faça pesquisas minuciosas sobre o concurso, probabilidades, matérias e provas anteriores, para elaborar seu planejamento de estudo; 
  1. Atente-se para os mínimos detalhes; 
  1. Para não desanimar, mescle as matérias, mas dê preferência para as que têm menos afinidade; 
  1. Pausas frequentes são importantes para descansar o cérebro. 

 

  • Dona de casa 

Talvez o perfil de estudante mais atarefado. Aquele que não consegue seguir um cronograma de horário com exatidão. Filhos, casa, marido, supermercado, refeições, limpeza. São tarefas diárias que dificilmente poderão ficar sem executar.  

Como o tempo joga contra, cada minuto que conseguir é importantíssimo. Geralmente os estudos são fracionados, o que dificulta o aprendizado. A força de vontade e a persistência são as maiores qualidades. 

Às vezes o companheiro assume mais tarefas domésticas para que você fique com mais tempo disponível para estudar. 

Dicas para as senhoras do lar: 

  1. Tente respeitar os horários preestabelecidos para tarefas e estudos; 
  1. Realize as tarefas no menor tempo possível, assim terá mais tempo para estudar; 
  1. Aproveite ao máximo os tempos livre ou as folgas, por exemplo, quando os filhos estiverem na escola ou saíram com o pai; 
  1. Envolva todos da família nos seus planos e explique o benefício que todos terão em caso de aprovação; 
  1. Passe mais tarefas para o cônjuge; 
  1. Defina metas que consiga cumprir; 
  1. Alimentação, exercícios físicos relaxantes (tipo ioga) e descanso são necessários. 

 

  • Casais que trabalham e possuem filhos 

Imagine o perfil de estudante igual aos jovens trabalhadores, só que com mais responsabilidade. Logo, a aprovação não pode tardar. Um planejamento mais delineado se faz necessário. Sem erros, e com apoio mútuo. Mas dificilmente todas as funções poderão ser suportadas por somente um lado do casal. 

O casal deve estar em sintonia para que isso funcione. As tarefas de casa têm que ser melhores divididas em prol de quem está estudando. Isso é comum, e geralmente, intercalam quem presta o concurso. É a família que vai colher os frutos, por isso é tão importante a dedicação nos estudos de um, como o suporte com os afazeres do outro. 

E a chance de poder proporcionar uma vida melhor para os filhos faz com que a sede de vencer seja enorme. 

Dicas para casais com filhos: 

  1. Um momento livre é só mais tempo para aprender; 
  1. Use pequenos intervalos para revisões e não novos conhecimentos; 
  1. Seja metódico com o material de estudo, assim evita perder tempo; 
  1. Academia ou caminhadas periódicas e dieta balanceada ajudam a combater o desânimo; 
  1. Uma noite de sono bem dormida beneficia o cérebro; 
  1. Não seja neurótico com qualquer tempo livre, estabeleça e cumpra metas. Se sobrar tempo e estiver cansado, descanse, caso contrário, continue firme; 
  1.  Toda a família tem que caminhar na mesma direção. É vital todos terem o mesmo desejo. 

 

Importante salientar que para cada perfil de estudante, uns mais e outros menos, há um grau de dificuldade. Mas lembre-se sempre que, na hora da avaliação, tudo é igual para todos. O que vai valer é como você soube aproveitar e dedicar o seu tempo para se preparar para o grande momento. 

Bons estudos e boa sorte! 

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.