Tempo de leitura: 3 minutos
Uma das dúvidas que muitos Concurseiros pedem e sempre falo nos vídeos do Master Mind ao vivo: Para passar no Concurso, precisa de quanto tempo?
Por empirismo meu, você se matando, estudando 12 horas por dia cronometradamente, largando celular, namorado(a), família, amigos, todo mundo e tendo uma vida reclusa no “papiro” (estudo), o prazo é de 6 meses para você já começar a ter as primeiras aprovações e classificações no seu concurso.
Eu, Carlos Gusmão, posso falar com toda certeza. No Colégio Curso Martins, que é um dos melhores cursos do Rio de Janeiro, nunca existiu em sua existência uma pessoa que teve mais dificuldade que eu nos estudos.
E até, consegui as minhas aprovações e classificações no prazo de 6 a 11 meses: Colégio Naval, EpCAr, Colégio Militar, CEFET, Federal de Química e Pedro II.
Tempo mínimo de 6 meses e 3 anos o máximo. Se você estuda há 2 e 3 meses para o concurso, não quero te enganar, mas não vai passar.
Se não passou em 3 anos em nada, não quero te iludir, mas você não está dando o sangue como tem que dar de verdade.
-Ahhh, tenho um amigo meu que passou no Concurso em 2 meses.
Isso é relativo. Quando fiz Colégio Naval, tinha um amigo que foi jubilado no 3ª ano, que foi convidado a se desligar, senão seria expulso e não poderia fazer concurso. Saiu e em 1 mês passou na prova da AMAN, concurso na qual eram só 10 vagas.
Aí é comparar o incomparável, ele já trazia uma base lá no pretérito. A base é tudo.
No Master Mind, temos 10 mil pessoas, onde orientamos nossos alunos mais diretamente. O indíce de aprovação é 38% em 1 ano e de 92% em 2 anos, no seu concurso que é dó seu interesse desde o início, e só 2 pessoas que conseguiram passar em menos de 6 meses.
Foi uma moça de Fortaleza que estudou 132 dias para concurso de Magistratura Trabalhista e tinha 26 anos.A outra passou com apenas 22 anos no concurso de Delegado Civil RJ, estudando 145 dias.
São pessoas fora da curva, tem o dom de aprender as coisas com mais facilidade e sempre foram alunas destaques e sempre tiveram C.R os mais altos da UFC e UFRJ respectivamente.
Uma dica que dou para meus alunos.Sempre se prepare para concursos de maior grau de dificuldade e que seja do mesmo ramo.
Quero ser técnico do TRE; Estude para Analista.
Quero ser Delegado Civil; Estude para Delegado Federal
Quero Magistratura Estadual; Estude para Magistratura Federal.
Quero ser Analista de AFRF; Estude para Auditor.
Por exemplo, vou estudar para técnico do INSS. Se você ficar estudando a mesma coisas que 99% da concorrência estuda e com mesmo grau de dificuldade, você está sendo nivelado para grau de dificuldade baixa. Se a prova apertar um pouco de complexidade, você vai perder várias questões de prova.
Vamos de Carreiras Militares.
Um cara que passa no Colégio Naval, vai olhar para prova da EpCAr e EsPCEx e vai morrer de gargalhadas, provas fáceis demais. Um cara desse se recusa, sair de casa e fazer prova de EEAr e EsSA para teste.
Um cara que passa no IME e ITA, vai olhar para uma prova da AFA e Escola Naval, não vai ter muita paciência para fazer a prova. Vai só olhar superficialmente a questão e já marcar no cartão respostas. Sim, é esse nível mesmo.